BlogThis! Compartilhe no Twitter Compartilhar no Facebook Promova este post no orkut Share to Google Buzz

Dicas para escolher uma placa de vídeo

Portal www.AjudaHacker.com  Twitter http://twitter.com/ajudahacker

As placas de vídeo se encarregam de processar as imagens vistas no monitor do computador. Graças a isso, liberam o processador do PC do trabalho relacionado com a produção de imagens, porque têm seu próprio processador e memória.
As placas de vídeo não devem ser confundidas com as de televisão (para ver TV no computador) ou com as capturadoras de vídeo, nas quais se conectam câmeras para gravar imagens no computador.

As placas de vídeo têm uma conexão de saída para o monitor para que este mostre o que acontece no computador. Estes dispositivos são o produto ideal para, por exemplo, os fanáticos por jogos de computador.

As placas de vídeo realizam duas operações fundamentais:

- interpretam os dados que chegam do processador, ordenando-os e calculando para poder apresentá-los na tela em forma de pontos (pixels).

- recolhem a saída de dados digitais resultante deste processo e a transformam em um sinal analógico que possa ser entendido pelo monitor.

Hoje é bastante comum o uso de placas aceleradoras gráficas, que liberam o microprocessador ao realizar funções gráficas específicas em tempo real. A placa aceleradora gráfica é uma placa de circuito impresso que amplia as capacidades do microprocessador principal de um equipamento ou o substitui por outro mais rápido. A placa aceleradora permite ao usuário ampliar um sistema dotando-o de um microprocessador mais rápido sem necessidade de substituir as placas, unidades, teclado ou caixa. Isso reduz substancialmente o preço total do sistema.

A seguir, dicas para que você saiba no que fixar-se no momento de escolher uma nova placa de vídeo.

Velocidade de refresh

O refresh é o número de vezes que a tela se atualiza por segundo. Evidentemente, quanto maior for este número, menos cansará os olhos e menor problemas visuais terá o usuário. Quando for comprar sua placa de vídeo, cuide para que ela ofereça a máxima resolução e profundidade de cor que vá ser configurada no seu monitor.

Por exemplo, 70 Hz significa que a tela se atualiza cada 1/70 de segundo, ou 70 vezes por segundo. Para trabalhar confortavelmente, serão necessários esses 70 Hz. Mas se você quiser ter a menor fadiga visual possível, 80 Hz é o recomendável.

Por outro lado, o mínimo absoluto é 60 Hz; abaixo disso os olhos sofrem muitíssimo e alguns minutos bastam para que se comece a sentir, inclusive, uma certa dor de cabeça.

Aceleração 3D

Fundamentalmente, o que um chip 3D faz é aliviar o trabalho do processador central do computador, gerando os pixels e o recheio das texturas nas imagens.

A maioria das placas que contam com esta tecnologia apresentam entre suas especificações o número de "triângulos" por segundo que podem exibir. Quanto mais, melhor.

Uma placa que conte com aceleração 3D real é imprescindível se você pretende transformar seu PC em uma máquina de jogos.

Interface

Atualmente, as placas gráficas utilizam duas maneiras de conectar-se à placa-mãe: o bus PCI ou o bus AGP. Este último é exclusivo para dados de vídeo por isso funciona duas vezes mais rápido que o PCI.

Antes de realizar sua escolha, considere que para usar uma placa AGP é preciso ter um slot compatível na placa-mãe.

O bus PCI trabalha a uma velocidade de relógio de 33 MHz e um bus de 32 bits, chegando a taxas de transferência de 132 mbps (megabytes por segundo), enquanto o bus AGP o faz na mesma velocidade que a placa base: 66 MHz ou 100 MHz, mantendo o bus de 32 bits.

AGP pode trabalhar em dois modos: 1x e 2x. O modo x1 alcança taxas de transferência de até 266 mbps e o modo 2x de até 533 mbps. A diferença é que o 2x realiza transferência de dados tanto no envio quanto no recebimento.

Atualmente estão chegando ao mercado placas com o modo 4x que poderão chegar a taxas de transferência de 800 mbps (funcionam somente com o bus da placa a 100 MHz).

Aceleradores gráficos



As placas podem incorporar aceleradores gráficos já que se necessita deste tipo de tecnologia para trabalhar com imagens ou para executar jogos.

Há dois tipos de aceleradores gráficos. Os que têm um processador dispõem de memória própria para armazenar dados, assim o processador principal fica liberado em grande medida das tarefas gráficas. Os que têm um acelerador podem acelerar em 2D ou em 3D.

Memória

Um fator importante que determina a velocidade e a qualidade de uma placa de vídeo é a memória que incorpora. Influi tanto a quantidade quanto o tipo de memória. Quanto mais memória, melhor é a placa.

Esta memória é usada para armazenar as imagens que serão enviadas ao monitor para serem visualizadas, assim como para armazenas as distintas texturas que serão empregadas nos objetos desenhados.

A capacidade de memória de uma placa aceleradora de vídeo permite determinar a máxima resolução e número de cores que esta é capaz de exibir. Por exemplo, 32 Mb de memória permitem alcançar resoluções de até 2048x1536 pixeles a 32 bits (mais de 4 milhões de cores).

Considerando o que foi dito antes, uma capacidade maior assegura texturas e imagens mais definidas. No momento de escolher um destes produtos, a decisão sobre a quantidade de memória vai depender das necessidades particulares do usuário.

Resolução e profundidade da cor

A resolução é o número de pontos que a placa é capaz de apresentar na tela, tanto na horizontal como na vertical. Por exemplo, uma resolução de 800x600 significa que a imagem está formada por 600 linhas horizontais de 800 pontos cada uma.

Quanto ao número de cores, refere-se às que a placa é capaz de apresentar por vez na tela. A quantidade de memória determina, em ambos os casos, seus valores máximos.

A tela e a placa gráfica estão intimamente relacionadas. Isto significa que não adianta nada ter uma placa que exiva milhões de cores se a tela não as suporta. Portanto, é aconselhável levar as especificações do seu monitor no momento de escolher uma placa de vídeo.

O processador

Cria os sinais que o monitor recebe para formar as imagens. Atualmente, os processadores incluem aceleradores gráficos.

Assim, o processador principal já não tem que gerar gráficos, somente tem que transmitir, por meio do controlador da placa, as ordens a respeito das mudanças na tela



Receba nossas atualizações por e-mail:

Um comentário:

Fabio Gilarde disse...

Bem interessante o artigo, essa questão de exemplicar para o usuário final é sempre uma boa!
Vou deixar indicado onde eu fiz a compra da minha placa de video.

http://www.megamamute.com.br/ch/cat/1105/placas-de-video.aspx

Gosto muito deste site e acredito que pode ser de ajuda pra muitos que estão pensando em comprar sua placa de video.

Espero ter ajudado.

Postar um comentário

Gostou deixe um Comentários, Aproveite e deixe o link do seu blog

O AH não visa fins lucrativos nem tem como objetivo reproduzir as obras. Nosso unico objetivo é ampliar a divulgação do material aqui exposto. Agradecemosa compreensão.